Editorial

“O transporte e a logística nunca estiveram tão em evidência no país.

Novas tecnologias e consciências, como a retomada vigorosa do transporte sobre trilhos e o avanço irrefreável das bicicletas tornam todo o ambiente mais complexo, democrático e desafiador.

O domínio público do tema abre oportunidades incríveis, onde o setor de transporte pode retomar as rédeas do crescimento do país, voltando à ser – a figura de imagem – não é uma mera coincidência a locomotiva nacional, repetindo experiências gloriosas do passado, quanto as ferrovias do império e as estradas de Juscelino Kubitschek que encurtaram as distâncias deste país, promovendo riquezas, desenvolvimento e bem estar social.

Neste momento alvissareiro, quando os olhos do mundo se voltam para nós e figuramos como as melhores oportunidades de investimentos do Planeta, a importância dos gestores estaduais de transporte, logística e infraestrutura cresce.

A economia, cada vez mais, não é pautada pelo setor financeiro, mas pela economia real, onde a riqueza e os negócios avançam na interiorização do Brasil, criando necessidades e oportunidades conhecidas por nós, pois algumas vezes são invisíveis a partir dos gabinetes de Brasília/DF.

Cabe a nós, neste momento, assumir um protagonismo neste debate, atuando em parceria com a União em prol do avanço real e efetivo da Infraestrutura dos Transportes no Brasil.

Só assim o sagrado e constitucional direito de ir e vir será plenamente atingido, com segurança, rapidez, acessibilidade e de forma sustentável, como se espera no mundo moderno.

Os desafios são grandes, mas as oportunidades são ainda maiores.”